Você já sentiu que, não importa o que faça, seu cabelo parece sempre ressecado, sem vida ou com o couro cabeludo irritado? Muitas vezes, a causa pode estar escondida no frasco do seu shampoo.
Muitos produtos de cabelo populares contêm substâncias químicas que, embora criem uma espuma rica ou prometam brilho instantâneo, podem, a longo prazo, retirar a hidratação natural dos fios, causar acúmulo de resíduos e até irritar a pele. Fazer uma pausa para ler o rótulo é o primeiro passo para um cuidado capilar mais consciente e saudável.
A seguir, desvendamos 5 ingredientes comuns em shampoos e por que você talvez queira evitá-los.
1. Sulfatos (Lauril Sulfato de Sódio – SLS e Lauril Éter Sulfato de Sódio – SLES)
Os sulfatos são os detergentes responsáveis por aquela espuma abundante que associamos à limpeza. Eles são eficazes em remover óleo e sujeira, mas sua potência pode ser excessiva.
- O Problema: Ao remover a sujeira, os sulfatos também eliminam os óleos naturais que protegem e hidratam o couro cabeludo e os fios. Isso pode resultar em cabelos secos, quebradiços e um couro cabeludo irritado e propenso à descamação. Para quem tem cabelos cacheados, crespos ou tingidos, o efeito pode ser ainda mais prejudicial, causando frizz e desbotamento da cor.
2. Parabenos (Metilparabeno, Propilparabeno)
Parabenos são conservantes usados para impedir o crescimento de bactérias e mofo em produtos à base de água, prolongando sua vida útil.
- O Problema: Embora o debate científico continue, estudos em animais sugerem que os parabenos podem atuar como disruptores endócrinos, interferindo no equilíbrio hormonal do corpo. Por precaução e para um cuidado mais natural, muitas pessoas optam por produtos “livres de parabenos”.
3. Silicones (Dimeticona, Ciclometicona)
Os silicones formam uma película ao redor do fio de cabelo, o que proporciona uma sensação de maciez, brilho e desembaraço imediatos.
- O Problema: Esse efeito é, na verdade, uma “maquiagem”. A camada de silicone pode se acumular com o tempo, impedindo que a umidade e os nutrientes de outros tratamentos penetrem no fio. Com o passar do tempo, o cabelo pode ficar pesado, opaco e até mais seco por baixo dessa camada superficial.
4. Ftalatos
Ftalatos são um grupo de produtos químicos usados para aumentar a flexibilidade de plásticos, mas em cosméticos, eles frequentemente servem para dar maior durabilidade às fragrâncias.
- O Problema: Assim como os parabenos, os ftalatos são considerados potenciais disruptores endócrinos. Eles raramente são listados diretamente no rótulo, muitas vezes escondidos sob o termo genérico “fragrância” ou “parfum”. Optar por produtos sem fragrâncias artificiais é uma forma de evitá-los.
5. Fragrâncias Artificiais e Corantes
Fragrâncias e corantes são adicionados para tornar o produto mais atraente, mas não oferecem benefícios para a saúde do cabelo.
- O Problema: Fragrâncias sintéticas podem ser uma fonte comum de irritação e alergias no couro cabeludo, especialmente para pessoas com pele sensível, eczema ou rosácea. Corantes artificiais, muitas vezes derivados de alcatrão de hulha, também têm sido associados a irritações e sensibilidade.
Um Convite à Leitura do Rótulo
Cuidar do cabelo não precisa ser complicado. O convite é simples: da próxima vez que for comprar um shampoo, faça uma pausa para respirar e leia a lista de ingredientes. Escolher fórmulas mais limpas e naturais é um ato de carinho com você e com a saúde dos seus fios a longo prazo
Referências Bibliográficas
Hersher, C. (2025, 25 de junho). A dermatologist reveals 11 shampoo ingredients that could actually damage your hair. Boston 25 News.
The Earthling Co. (2025, 5 de fevereiro). What Ingredients to Avoid in Shampoo.
Bar-Sela, G. (2020, 7 de outubro). The Chemicals to Avoid in Your Shampoo and Body Wash. Healthline.
*Esta página pode conter links de afiliados. Fazer uma compra através desses links significa que recebo uma pequena parte da venda.
